São Paulo, segunda-feira, 31 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

No México, Obrador reúne mais de 100 mil em protesto

Candidato de esquerda pede recontagem de votos

Tomas Bravo/Reuters
Simpatizantes de López Obrador integram marcha na capital


DA REDAÇÃO

O candidato de esquerda Andrés López Obrador liderou ontem na Cidade do México um protesto contra a suposta fraude nas eleições presidenciais mexicanas e exortou a recontagem dos votos. Cerca de 100 mil pessoas marcharam pelas principais avenidas da capital até o Zócalo (praça principal), onde Obrador conclamou seus apoiadores a aderirem a uma campanha de desobediência civil. Foi a terceira manifestação nas últimas três semanas, desde as eleições de 2 de julho.
"As eleições foram sujas", disse a funcionária pública Maria Teresa Priego, 57. "Tomaremos medidas drásticas. Iremos bloquear aeroportos, tomar embaixadas se não houver recontagem", disse Sara Zepeda, 32, outra manifestante.
Reafirmando que seus protestos serão pacíficos, o ex-prefeito da Cidade do México, disse na semana passada ser ele o presidente legítimo do país.
O México está mergulhado numa crise política desde que o candidato conservador Felipe Calderón derrotou Obrador por cerca de 244 mil votos, num total de 41 milhões.
O esquerdista afirma que houve fraude na contagem de votos em mais da metade das cerca de 130 mil seções eleitorais e contesta o resultado na mais alta corte de Justiça Eleitoral do México. Sete juízes eleitorais têm até 31 de agosto para decidir se haverá ou não a reabertura das urnas.
Eles podem descartar o pedido de Obrador e declarar Calderón vencedor, solicitar recontagem parcial ou total ou mesmo anular as eleições e conclamar outra, embora essa última alternativa seja mais improvável. Sem a última opção, a Corte deve formalmente confirmar o presidente do México em 6 de setembro.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Notas do front
Próximo Texto: Irã: Teerã rejeita resolução de conselho da ONU
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.